Mestre Wu no Hall of Fame 2015

É uma dos expoentes máximos na Europa em termos de Artes Marciais Chinesas tendo sido aluno do SiTaiGung Zhuan Wen Jun, um dos mais célebres Professores da província de Zhejiang, professor formado na Chin Woo de Shanghai (1911 a 1932), tendo sido enviado em 1932 para Singapura para chefiar a Chin Woo da cidade-estado. O Sigung Wu Xuan reside atualmente em Tomar, Portugal, depois de ter passado 25 anos em Lisboa onde ensinou Kung Fu e Tai Chi Chuan a centenas de pessoas.

 

 

É com o Mestre Zhuan Wen Jun que Xuan Wu aprendeu as artes internas, como o Tai Chi, Xing Yi e Ba Gua, e também artes marciais externas, nomeadamente os sistemas de Shaolin.

                Mestre Wu a executar Fei Jiao ti Tui

                    Mestre Wu a  Yin Zhao (Àguia)

   

 

O Mestre Wu treinou durante mais de 25 anos com o seu Mentor, o Mestre Zhuan Wen Jun e foi sob a égide do Grande Mestre Zhuan Wen Jun, que Xuan Wu começou a ensinar, com a idade de 20 anos. Após a morte do Grande Mestre Zhuan, o Mestre Xuan Wu aprofundou os seus conhecimento com Ai Xin Jue Luo Fu Jie, irmão do último imperador da China, nas técnicas taoístas de longevidade. Aprendeu também budismo com o antigo guarda-costas de Jiang Jie Shi (Chang Kai Chek), um monge budista com quem estudava e conversava.

Mestre Wu e o Grande Mestre Zhuzn Wen Jun 

Escola do GM Zhuan Wen Jun (circa 1970), Wu Xuan 1º direita, 1ª fila

 A partir da década de 80, o governo Chinês iniciou uma nova abertura às escolas tradicionais de Kung Fu, e o Mestre Xuan Wu criou a Escola ShangWu JingWu (bom coração, bom kung fu), em Wenzhou, no ano de 1986.  

 

Fundação da Shang Wu Jing Wu (Chin Woo de Wenzhou)

 

Em 1991 o Mestre Xuan Wu deixou a China, ficando a sua escola entregue aos alunos e companheiros de kung fu. Partiu em direção à Europa, passando por Itália e França tendo ficado sediado em Lisboa, Portugal.

 

Em Lisboa, dedicou-se a ensinar Artes Internas no Jardim da Gulbenkian e Shaolin Kung Fu em várias escolas, tendo fundado a APKFXW, tendo formado inúmeros praticantes de elevada qualidade nas artes marciais chinesas.

Antiga escola de Kung Fu do Instituto Superiro Técnico

Em Novembro de 2015, decidiu mudar-se para o campo, tendo escolhido a aldeia de casais em Tomar, para sediar residência e fixar um centro de estudos às Artes Marciais Chinesas.

 

 



 

 

 

 

Go to top