ASDASD.

A escola Chin Woo foi fundada, praticamente com o nascer da República Chinesa, desta forma todos os princípios e simbologias da escola são Universais, LaicosRepublicanos, formando uma excelente base para o desenvolvimento pessoal e ético de qualquer indivíduo numa Sociedade Moderna, tal como a Europeia. 

A escola começou a ser desenvolvida a partir de um conjunto de pessoas que se associaram a um Mestre muito conceituado, de nome Huo Wen Jia, que ficou conhecido na cidade de Shanghai por derrotar vários oponentes estrangeiros e daí representar o melhor das virtudes do praticante de Kung Fu Chinês. Ou seja, na verdade, dá-se crédito ao Mestre Huo como o mentor da criação da escola Chin Woo, mas na verdade pode ser que ele tenha sido apenas um associado que dava credibilidade ao Projecto.

O Projecto consistia em criar uma escola que colocasse as artes marciais chinesas disponíveis para o público em geral, adaptando o sistema e método de treino ao Sec XX e refutando os métodos místicos e muito herméticos dos três caminhos de aprendizagem de Kung Fu à data. Os três caminhos de aprender Kung Fu antes da escola Chin Woo ter sido aberta eram os seguintes:

  • Caminho Militar: No Exército Chinês
  • Caminho Familiar: Sendo membro de uma família, aprendendo como servente na casa, sendo membro de um gang de rufias (Tong), etc
  • Caminho Religioso: Entrando num dos templos Budistas ou Taoístas que treinassem uma arte marcial.

Com a Escola Chin Woo, passou a existir um quarto caminho, que era o entrar num clube, pagar as quotas e ter acesso a professores que não exigissem vassalagem ou testes de fidelidade. 

Picture

O simbolo original da Chin Woo tem o significado de: 


  • O escudo representa amor próprio e amor pelos outros
  • Os cico pontos representam amor Universal, discernimento, prudência, compreensão e integridade
  • Os  três anéis representam sabedoria, benevolência, coragem
  • As cores vermelho, azul e amarelo significam fraternidade, liberdade e igualdade

nota: Jing Wu ( lê-se Chin Woo) significa Espírito Marcial e o nome, imbuído e contextualizado na história da China (1910-1920), que foram os anos cruciais da passagem de um regime Imperial para Republicano, revela como objectivo principal o fortalecimento da população Chinesa fisicamente e mentalmente. Este facto, chamou a atenção do fundador da República, Dr. Sun Yat Sen, que em 1915 fez um discurso na escola. >> ler mais 

 

 
 

Os 10 conceitos Chin Woo

1. Conceito de Homem
       Atingir o máximo das capacidades morais, intelectuais e físicas

2. Conceito de Carácter:
          Auto-estima e respeito dos outros, pela justiça e integridade.

3. Conceito de Cuidar:
          Humanidade e igualdade através da Honestidade e Franqueza

4. Conceito de Palavras e Actos:
          Uma pessoa deve ser julgada pelas suas Palavras e pelos seus Actos

5. Conceito de Confiabilidade:
          Manter as promessas

6. Conceito de pontualidade:
          Ser pontual, sem desculpas

7. Conceito de Justiça:
          Defender a Justiça imparcialmente

8.Conceito de Serviço:
          Prestar Serviço com honra

9. Conceito de Bem-estar:
          Dar, não Tirar

10. Conceito de Fraternidade:
          Amar os outros como a ti próprio e à tua família

As 3 virtudes Chin Woo


Sabedoria
Homem de sabedoria não pode ser enganado

Benevolência
Homem benevolente não tem preocupação

Coragem
Homem de coragem não tem medo

 

Mestre Zhuan Wen Jun e a Chin Woo

O Mestre Zhuan Wen Jun, nascido em 1884, foi enviado de Wenzhou para Shanghai para aprender a profissão de Carpinteiro numa escola profissional. Desde muito cedo sempre se interessou por Kung Fu e quando a escola Chin Woo abriu tornou-se num dos professores desde praticamente o seu inicio (1912/14) acumulando esse trabalho com o de Carpinteiro. Em 1930, foi conviado a se deslocar a SIngapura para dirigir a Chin Woo de Singapura, onde esteve até 1934, quando fundou uma outra Associação de Artes Marciais em Singapura.

Com a vitória dos Comunistas em 1948, por razões pouco conhecidas decidi retornar à China, onde fundou uma escola na sua cidade Natal em Wenzhou, sendo que deu aulas publicamente até cerca de 1966, quando a Revolução Cultural obrigou aque as aulas tivessem de ser mais discretas e não organizadas. Nessa altura, o pátio da casa do Mestre Wu Xuan era usado como sala de treino, porque podia-se fechar e treinar a porta  fechada.

 

Mestre Wu Xuan e Wenzhou Chin Woo ( Shang Wu Jing Wu )

Em 1984, depois da abertura da China com as novas política de Deng Xiao Ping, passou a ser possível criar organizações culturais não-governamentadas e o Mestre Wu decidiu recriar a escola Chin Woo (ou Jing Wu) em Wenzhou e fundou a Shang Wu Jing Wu, assumindo a sua Presidência e a legado que recebeu do seu Mentor 

 

Portugal visita a Wenzhou Chin Woo ( Wenzhou Shang Wu Jing Wu) (3ª vez)

Em 2010, decorreu a 3ª visita de alunos Portugueses do Mestre Wu à cidade natal do Mestre Wu, para encontrar os elementos da Shang Wu Jing Wu e prestar homenagem ao Grande Mestre Zhuan Wen Jun

 

 

 

 

 

Go to top