As artes externas são conhecidas a partir do cinema de Hong Kong.

O termo Shaolin Kung Fu ou Shaolin Quan (Chinês tradicional: 少林拳; pinyin: Shàolín Quan) se refere aos estilos e técnicas de kung fu desenvolvidos pelos monges do Templo Shaolin.

Shaolin é um mosteiro budista que fica na provínci de Henan na China.

Uma destas técnicas é o Punho de Shaolin (ou punho da jovem floresta), caracterizado por sua destreza, velocidade e potência. Para seu aprendizado o aluno deve ter muita disciplina.

Não há evidências conclusivas de quem criou o Shaolin Quan, nem quando foi criado. Algumas pessoas dizem que foi desenvolvida por Bodhidharma, um monge indiano que veio a China 30 anos depois de Batuo, outros dizem que a prática iniciou-se antes de Bodhidharma. Mas estudiosos dizem que o Shaolin Kung Fu não deve ser atribuido a uma só pessoa, pois foi criado e desenvolvido pelos monges do monastério ao longo dos anos, com base em formas populares antigas.

O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros.

Go to top