O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos.

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan, praticado na sua vertente mais terapêutica pode ser considerado uma meditação em movimento.

Praticado na sua vertente mais de arte marcial, pode ser uma arte marcial bastante eficaz como todas as demais 

Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório, levam a um alongamento do corpo e conseqüente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.

O Tai Chi Chuan tem, em seus princípios, traços da filosofia Taoísta e da Alquimia Chinesa. Foi “fundado” pela Família Yang, mais precisamente por Yang Lu Chang, um chinês que viveu entre 1789 e 1872. Mas o grande responsável que difundiu o Tai Chi Chuan da Família Yang por toda a China, foi o Mestre Yang Cheng Fu, que viveu entre 1883 e 1936. O estilo Yang tem 103 posturas diferentes.

Tendo como base a filosofia Taoísta, o Tai Chi Chuan busca o equilíbrio entre o Yin e o Yang, o que gera a energia "KI", que é a energia vital de todo ser vivo. Yin e Yang são os extremos opostos de energia. Num exemplo um tanto grosseiro, claridade e escuridão seriam os extremos Yang e Yin da energia luminosa. São indissociáveis e ao mesmo tempo contrários. O ideal seria encontrar o equilíbrio entre eles.

O Tai Chi Chuan faz com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e do equilíbrio. Tem efeito sobre o corpo e a mente, aumentando o relaxamento e combatendo o estresse.

Os benefícios que traz a saúde também são inúmeros: torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, e o coração.

Como tem ação sobre o sistema nervoso central, é benéfico inclusive para os sistemas: digestivo, eliminatórios, respiratórios e imunológicos. Por esses motivos é sinônimo de longevidade em alguns países.

Por envolver a arte marcial, a saúde e a meditação, o Tai Chi Chuan é, atualmente, praticado pelo mundo todo, sobretudo no ocidente, e é inclusive aplicado na medicina oriental, no tratamento de reumatismos, artroses, burcites, artrites e no equilíbrio da pressão arterial.

Na China, é comum as pessoas praticarem o Tai Chi Chuan nas praças, no período da manhã. Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive às pessoas na terceira idade.

Go to top