Bemvindo à A.P.K.F.X.W

AlunosIST

A Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu Xuan, tem sido uma das Associações com grande influência no panorama da modalidade nacional nas últimas duas décadas, tendo sempre participado em actividades de promoção da cultura e da amizade Luso-Chinesa.


Ao longo dos anos a APKFXW participou em dezenas xibições e provas desportivas, como por exemplo: 

  • 3 elementos na selecção Nacional de Wushu (João Horta, Daniel David e Mafalda Costa)
  • organização de 5 Campeonatos Regionais Sul da FPAMC
  • Sete marravilhas do Mundo da TVI, Programas da RTP, SIC
  • Torneios Inter-associativos
  • I Campeonato Nacional da APKFXW
  • Co-organização de outros torneios e eventos de promoção da arte marcial chinesa, com associações de Kung Fu em território nacional e na China, assim como com outras associações de artes marciais.
  • Bagua Zhang

    Bagua é uma arte que é caracterizada pelos movimentos circulares, os passos laterais que pretendem fazer o centro de gravidade sair da linha de ação do oponente.

     
  • Tui shou o combate suave

    Tuishou é um método de treino que permite ao praticante de Tai Chi Chuan adquirir atributos específicos da arte marcial do Tai Chi Chuan.

     
  • Mais Saúde com Qi Qong

    Método de relaxamento e treino de respiração e de desenvolvimento da bio-energia (Qi) que é o conceito base da medicina tradicional .

Leia como o Tai Chi Chuan pode melhorar a saúde através de uma melhoria da pressão arterial dos pacientes, diz um estudo cientìfico.

O Tai Chi Chuan está associado a um incremento da Saúde Geral dos pacientes, mas será mesmo verdade? Abaixo um artigo que desvenda o mistério de forma estatística.

 

Introdução

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um fator complicador após um infarto do miocárdio recente (IMr). O manejo ótimo dos níveis pressóricos é uma das metas na prevenção secundária da cardiopatia isquêmica. É possível que o Tai Chi Chuan (TCC) seja uma medida não farmacológica adjuvante eficaz em reduzir os níveis de pressão arterial (PA) nestes pacientes. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia do treinamento com o TCC sobre a PA mensurada através da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) em pacientes que sofreram um IMr.

Metodologia

Dez indivíduos com IMr foram submetidos a 24 sessões de TCC. As médias pressóricas foram medidas através da MAPA vigília em dois momentos: início do estudo e até 24 horas após a 24ª sessão de TCC. Todos os pacientes mantiveram seus esquemas medicamentosos ao longo do período do estudo.

Resultados

A idade média foi de 64±9 anos, 6 eram homens e 8 hipertensos. As médias da PA vigília foram de 124 e 72mmHg para PAS e PAD no início do estudo. Após a 24ª sessão de TCC as médias pressóricas foram reduzidas para 119 mmHg (PAS) e 68mmHg (PAD), evidenciando queda absoluta de 5 mmHg na PAS e de 4 mmHg na PAD.

Conclusão

Vinte quatro sessões de TCC foram eficazes para reduzir a PAS em 4% e a PAD em 5,5% em um grupo piloto de pacientes predominantemente hipertensos que sofreram um IMr.

Segue abaixo o link para o artigo AQUI

Categoria: Artigos gerais

Categoria: Artes internas

  • Xing Yi Quan

    Xingyiquan é um sistema interno, composto por posturas simples e relaxadas mas mais tensas que no tai chi chuan. O objectivo é treinar um relaxamento capaz de se transformar numa explosão de energia atacando o centro do oponente, como se de um comboio se fosse um comboio  .

     
  • Tui shou o combate suave

    Tuishou é um método de treino que permite ao praticante de Tai Chi Chuan adquirir atributos específicos da arte marcial do Tai Chi Chuan.

     
  • Bagua Zhang

    Bagua é uma arte que é caracterizada pelos movimentos circulares, os passos laterais que pretendem fazer o centro de gravidade sair da linha de ação do oponente.

Go to top