Bemvindo à A.P.K.F.X.W

AlunosIST

A Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu Xuan, tem sido uma das Associações com grande influência no panorama da modalidade nacional nas últimas duas décadas, tendo sempre participado em actividades de promoção da cultura e da amizade Luso-Chinesa.


Ao longo dos anos a APKFXW participou em dezenas xibições e provas desportivas, como por exemplo: 

  • 3 elementos na selecção Nacional de Wushu (João Horta, Daniel David e Mafalda Costa)
  • organização de 5 Campeonatos Regionais Sul da FPAMC
  • Sete marravilhas do Mundo da TVI, Programas da RTP, SIC
  • Torneios Inter-associativos
  • I Campeonato Nacional da APKFXW
  • Co-organização de outros torneios e eventos de promoção da arte marcial chinesa, com associações de Kung Fu em território nacional e na China, assim como com outras associações de artes marciais.
  • Xing Yi Quan

    Xingyiquan é um sistema interno, composto por posturas simples e relaxadas mas mais tensas que no tai chi chuan. O objectivo é treinar um relaxamento capaz de se transformar numa explosão de energia atacando o centro do oponente, como se de um comboio se fosse um comboio  .

     
  • Tai Chi Chuan

    O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos.

     
  • Bagua Zhang

    Bagua é uma arte que é caracterizada pelos movimentos circulares, os passos laterais que pretendem fazer o centro de gravidade sair da linha de ação do oponente.

A etnia chinesa muçulmana Hui, desenvolveu um sistema de punho longo que tem uma elevada reputação no seio do Shaolin do Norte da China

Na ampla gama de estilos de Wushu Tong Chuan, há um grupo de estilos praticados por um grupo étnico que prega o Islão, conhecido como o Hui, que desenvolveu o Jiao Men (cultivada pelos sistemas chineses muçulmanos), entre os quais Cha Quan, Qi Xing Xing Yi Quan e Liu He Quan.

No vídeo a seguir, um praticante de Cha Quan deixa clara a dificuldade da série de forma tradicional:

 

A prática de artes marciais chinesas teve um grande desenvolvimento no meio deste povo, que ao longo de sua história foi considerado um estrangeiro. Eles são facilmente reconhecíveis por certas características, tais como não comer carne de porco, ou a tampa típico branco que costumam usar em suas cabeças.

Assim, que após laborioso trabalho marcial, desenvolveu um sistema que identificam como: Cha Chuan  Chang Quan Kung Fu  (查 拳) e rotinas Tan Tui (彈腿) (que alguns traduzem como "Pernas mola", " Pés de Tan "ou" Pernas do lago ").

Basicamente mencionam e focam o desenvolvimento de uma técnica de pontapear, limpa rápida e direta, que é a parte integrante de todos os estilos de Kung Fu do norte da China. Estas técnicas são feitas em chicotada e voltam à posição original como se fossem uma mola  A técnica de patada tantui foi também desenvolvida na Coreia, dando origem ao Tang So Doo e ao TaeKwondo moderno. Estas técnica de patada são distintas das técnicas de varrimento típicas por exemplo do Muay Thai

Grandes guerreiros muçulmanos da etnia  Hui fazem parte da História mrcial da China, que fieis ao serviço do seu imperador Han, ajudaram a remover os mongóis do governo chinês, inaugurando, assim, a Dinastia Ming.  Durante a dinastia Ching, quando os manchus conquistaram a China, o Hui estavam constantemente se rebelar-se, que é por isso que os manchus proibiram os Hui o direito de portar armas, nem tinham direito a encontros em público com mais de 3 pessoas da sua etnia e outras opressões, que quando violada, eram passíveis de uma pena de queimar com ferro quente o rosto, com a inscrição de "Hui Zui" (The Rebel Hui), antes de ser preso.

Voltando a suas artes marciais, o nome dado ao sistema (Cha Chuan) vem do nome muçulmano "Chamir" (查 密尔).  Além disso, podemos dizer que as "linhas" contidas na forma/taolu Tan Tui, foram desenvolvidos pelos Hui , em que cada linha tem contido originalmente, uma ideia/técnica/forma de aplicação para cada uma das letras dos 28 caracteres que compõem o alfabeto árabe.

 

Atualmente, a prática do Tan Tui está localizado no norte e faz parte dos sistemas de diferentes sistemas de Kung Fu e a sua influência é inegável, por exemplo, sistemas como : Man Jiao Tantawi, xingyiquan (especificamente sistemas em Henan e Hebei), Huaquan, Bajiquan, PiQuaQuan, Tongbeiquan, LiuHeQuan, etc ...

 

 

Categoria: Artigos gerais

Categoria: Artes internas

  • Bagua Zhang

    Bagua é uma arte que é caracterizada pelos movimentos circulares, os passos laterais que pretendem fazer o centro de gravidade sair da linha de ação do oponente.

     
  • Tui shou o combate suave

    Tuishou é um método de treino que permite ao praticante de Tai Chi Chuan adquirir atributos específicos da arte marcial do Tai Chi Chuan.

     
  • Tai Chi Chuan

    O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos.

Go to top